Notícias - O que é a FETRABRAS e seu objetivo

A FETRABRAS (Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados) surge após a fundação dos SINTRACESPs em 14 de maio de 2009, com o objetivo de organizar os trabalhadores cooperados em entidades sindicais.

A fundação dos sindicatos já foi envolta em muita luta. Sindicalistas de diversas centrais sindicais compareceram ao local na data e hora marcada no edital de convocação para fundação das entidades e tentaram a todo custo impedir que a categoria se organizasse em sindicato.

Com o auxílio da Polícia Militar do Estado de São Paulo e muita garra e determinação estes destemidos trabalhadores conseguiram, sob protestos dos referidos sindicalistas, realizar suas assembleias e fundar os Sindicatos.

Mesmo em meio a tantas dificuldades os trabalhadores se organizaram e conseguiram fundar sindicatos e federação, a FETRABRAS, para defender seus direitos, além de trazer inúmeros benefícios aos associados e seus dependentes.

Objetivo da FETRABRAS

O objetivo principal da FETRABRAS é reunir os trabalhadores que trabalham como cooperados em cooperativas de trabalho em todo o país em uma única entidade visando garantir aos que optam por este modelo o direito ao trabalho na forma de cooperado.

Muito embora a própria cooperativa já funcione de forma a representar os interesses destes trabalhadores, a intenção da FETRABRAS é estabelecer um consenso entre as diversas cooperativas de trabalho do setor intermediando, quando necessário, a relação entre o trabalhador cooperado, a cooperativa e o tomador de serviços desta.

Também faz parte dos objetivos da FETRABRAS promover o trabalho digno destas categorias, protegendo-os das falsas cooperativas e atuando como parceiro das demais entidades do setor, como OCB, OCESP, SINCOTRASP, SINTRECESP, ANACCOOP e outros.

Fonte: