Notícias - ACI revela tema para o Dia Internacional das Cooperativas de 2019

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou o tema para o Dia Internacional das Cooperativas de 2019 (CoopsDay): Coops x Um trabalho digno. A escolha do tema é mostrar que as cooperativas são empresas voltadas para pessoas, caracterizadas pelo controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no ambiente de trabalho.

“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promover o trabalho decente em todos os ramos da economia. Através da participação, os membros das cooperativas têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, disse Ariel Guarco, presidente da ACI.

O Dia Internacional das Cooperativas em 2019 será celebrado no dia 6 de julho. É o momento de celebrar um futuro em que a prioridade seja o desenvolvimento humano e a justiça social. Mostrar para os governantes, organizações da sociedade civil e o público em geral possam conhecer o cooperativismo.

O emprego cooperativo está longe de ser um fenômeno marginal. Dados recentes mostram que o cooperativismo emprega 279 milhões de pessoas que corresponde à aproximadamente 10% do total da população empregada no mundo.

Por que este tema?

Dadas as crescentes desigualdades, a precarização do emprego e o aumento do desemprego, especialmente entre os jovens, o tema foi escolhido para o Dia das Cooperativas em 2019 com o objetivo de apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD), que o 8º item é o “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.

Como as cooperativas são centradas nas pessoas e os atores chaves para o desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel essencial na criação de postos de trabalho decentes e o empoderamento social e econômico das comunidades locais.

Como as cooperativas são empresas regidas por seus valores, que pertencem a seus membros, que as controlam e dirigem, os cooperados trabalham "em busca de eficiência, flexibilidade compartilhada, com um senso de participação, um ambiente familiar e sentido profundo da identidade”, revelaram várias das entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo no âmbito da publicação Cooperativas e Emprego: um Relatório Global (Cooperativas e emprego: um relatório global).

 

Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI